terça-feira, 30 de abril de 2013

Santo do dia: São José Benedito Cottolengo, Padroeiro dos desanimados





José Benedito Cotolengo nasceu em Brá, na província de Cuneo, no norte da Itália, no dia 3 de maio de 1786. Morreu em 30 de abril de 1842, aos 56 anos. Foi canonizado por Pio XI em 1934, e sua festa litúrgica ocorre no dia 30 de abril. 

HISTÓRIA




José Bento Cottolengo ingressou no Seminário de Turim aos 17 anos de idade e aos 25 anos foi ordenado sacerdote.

Certo dia atendeu uma grávida, que por falta de assistência social, morreu em seus braços. Ao se retirar em oração sentiu que Deus fez desabrochar no seu coração a necessidade da criação de uma casa de abrigo para dar atenção aos desprovidos. Essa casa chamou-se "Pequena Casa da Divina Providência" e acolhia pobres, doentes mentais, físicos, ou seja, todo tipo de pessoas carentes de amor, assistência material, físico e espiritual.

Levou esse ideal adiante mesmo com todas as dificuldades confiando somente nos cuidados do Pai do Céu. Dizia ele: "Se soubesses quem são os pobres, os servirias de joelhos!".

Fundou a Pequena Casa da Divina Providência e as Damas da Caridade ou Cottolenguinas, (vicentinas), cuja finalidade é o serviço aos pequeninos, aos deficientes, aos doentes.

São José Cottolengo tinha como lema “caridade e confiança”: fazer todo o bem possível e confiar sempre em Deus. 

ORAÇÃO 

Deus, nosso Pai, São José Bento Cottolengo fez-se pobre entre os pobres. E, confiante na Divina Providência, não se apoiava na sua suficiência pessoal ou na segurança material. Com fé inabalável entregou-se de corpo e alma à tarefa de mudar a situação dos desvalidos, dos enfermos e necessitados. Pela fé, operastes mediante São José Cottolengo coisas maravilhosas, e a sua obra permanece até hoje espalhada em todo mundo, como sinal e testemunho vivo de que vós, Senhor, sois um Deus fiel. Senhor, também nós, segundo a missão que a nós confiastes nesta terra, partilhemos a sorte de nossos irmãos necessitados e jamais lhe neguemos a nossa ajuda. É por meio de nós, vossos filhos, que agis no mundo e manifestais o vosso amor no meio dos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário